sexta-feira, 29 de maio de 2009

Oficialização dos casamentos em Moçambique!

Desde que cheguei a Tete, Moçambique, em julho de 2006, uma das maiores lutas lá foi no sentido de conscientizar a Igreja Cristã e principalmente os pastores e líderes da importância da oficialização dos casamentos. A lei moçambicana admite apenas uma esposa para cada homem, mas a cultura local abre uma brecha para a poligamia se o casamento não for registrado.
Assim, quando cheguei lá não havia nenhum casal oficialmente casado e situações de adultério e poligamia inclusive dentro da Igreja.
Com o tempo a Palavra de Deus foi penetrando nos corações daqueles que verdadeiramente desejavam viver sob o senhorio de Jesus Cristo.
De modo algum desejávamos destruir famílias ou culturas, mas promover dentro da cultura moçambicana a realização daquilo que eles mesmos mostravam buscar: a valorização da mulher dentro de seus direitos na sociedade, a proteção do casamento e dos filhos, o respeito e a dignidade como família e líderes de acordo com a Palavra de Deus.
Assim, em fevereiro de 2007 celebramos a oficialização do casamento de irmão Luís e irmã Arlinda, que hoje são os pastores da Igreja Menonita de Tete.
Depois disso, irmão Luís celebrou a oficialização do casamento de um casal de irmãos da Igreja Menonita de Gondola, cidade mais ao centro do país.
E, no segundo semestre de 2008 participamos da grande festa de oficialização do casamento do pastor Fernando, de Gondola, que agora é responsável pelas oficializações na região.
Mas, ainda estávamos lutando pela oficialização dos casamentos dos professores do Centro de Formação Ministerial em Moçambique - CFMM e dos líderes da Igreja Menonita de Tete e de Mufa.
Então, agora em maio, recebi da missionária Adriane um e-mail com as fabulosas notícias tão esperadas:
Tanto o pastor de Mufa quanto mais dois casais de líderes da Igreja de Tete oficializaram seus casamentos numa cerimôonia coletiva neste mês de maio.
Que alegria poder ver o fruto de tanto trabalho. Do Senhor é a obra. Ele é fiel para completá-la.
Glória a Deus!



Um comentário:

  1. Paz queridos irmãos.
    Gostei do trabalho de vocês, e mais ainda dos frutos colhidos.
    Gostaris de saber se vocês conhecem o Rev. josé Fernado Nota, da Igreja Palavras de Vida, ele tem igreja ai em Tete, Manica. Sofala, Nampula e Zambezia.
    Muito obrigada e que Deus continue abençoando o seu ministério

    Miss. Lucília

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco: