segunda-feira, 15 de junho de 2009

Neemias - um chamado

Jerusalém no tempo de Neemias

Capítulo 1 – Tempo após o exílio. O rei já tinha dado uma autorização para o retorno a Jerusalém. Apenas o povo do sul retornou.
Nós somos chamados para governar – influenciar nossa geração.
Aqui Judá está voltando para Jerusalém.

Neemias, entretanto, pergunta sobre os judeus que escaparam do exílio, que não saíram para a Babilônia.
v. 4 – reação de Neemias
Sua posição era quase que de 1º ministro (posição privilegiada). Sua situação estava estabelecida, garantida. Provavelmente não nasceu nem viveu em Jerusalém, mas ouve e se identifica com a situação de Jerusalém.
Para termos nossa missão dentro do Reino de Deus, precisamos nos identificar com a necessidade em primeiro lugar, no sentido de percebermos que estamos inteiramente envolvidos com a causa.
Atender apenas a necessidade não é motivação suficiente para assumir uma tarefa no Reino de Deus. É necessário buscar em Deus nossa missão.
Neemias percebe a situação miserável do povo, orou, chorou, lamentou, jejuou. Ele não partiu para a ação logo em seguida. E primeiro ora.
Neemias ora em cima de algo que conhece: a história do seu povo.
v.5 – Neemias toca no ponto central do relacionamento com Deus – aliança (que não é condicionada às atitudes de ninguém).
Será que Deus abriu mão dessa aliança? Como ficou a aliança durante o exílio?
Neemias reconhece que a situação do povo é espiritual, e o porquê está no abandono a Deus e aos Seus princípios. Neemias, então, faz confissão pelos pecados do povo, pelos seus pecados e da casa de seus pais. Daniel faz isso também (cap.9).
Neemias percebe que não está agindo em causa própria. Está se levantando um líder, uma pessoa que vai mudar a história do povo.
Podemos escolher entre assumir uma postura de ser levado pelas circunstâncias ou tomarmos a posição de agir em favor do cumprimento de nossa missão.
Neemias sabia que se Deus não interviesse, ele pereceria, por causa de sua posição, mas havia um peso da situação que já estava sobre ele.
Entre a oração de Neemias e o momento em que o rei percebeu que ele estava angustiado demorou 4 meses.
Neemias poderia ter empatia pela situação e sentir-se impotente. Mas ele olhou para a situação, percebeu que não teria condições de mudar nada na história, mas buscou a Deus a fim de receber capacitação e recursos, dependendo dEle.
Não saiu no desespero.
A mensagem tomou conta dele.
Foi em frente.
Orou.
Existem partes que Deus faz e existem partes que o homem deve fazer. Deus não vai fazer a nossa parte, e não conseguiremos fazer a parte de Deus.

Cap.2:1-9
Neemias planejou as coisas, e quando o rei o interrogou, já tinha condições de fechar um prazo e forneceu a lista do que precisava – já tinha uma estratégia para chegar em Jerusalém e sabia onde poderia conseguir os materiais necessários.
Cartas que demonstram que o rei está abençoando Neemias para sua obra (autorizando a prosperar).
Não é Neemias que vai atrás e pede pela chance de ir a Jerusalém, mas espera em Deus e se prepara com uma estratégia, até que Deus abra a porta pelo interrogatório do rei. Neemias não pediu nada que não fosse oferecido primeiro.
Ele tinha conhecimento estratégico dos fornecedores da época e soube aproveitar sua posição para atingir suas metas.
Oportunidade é estar pronto para uma situação que se apresenta.
Se Neemias não tivesse se preparado para o favor de Deus, não obteria a resposta positiva do rei, e não saiu à frente de Deus.
Saul saiu à frente de Deus, ele perdeu por ter-se antecipado. Moisés atrasou a saída do povo do Egito por tentar resolver as coisas na própria força. “Bênção antecipada é maldição.”
v.10 – quando a gente se levanta para fazer a vontade de Deus, teremos oposição. É na oposição que reforçamos nossa posição.
A função do diabo é opor-se a nós em forma de acusação – e Deus o permite para fortalecer nossa postura. Assim observamos em quais áreas precisamos crescer e trabalhar.
A oposição ou nos derrota ou firma nossa convicção.
A maior igreja do mundo encontra-se na China, onde há maior oposição ao Evangelho.
vv.11-16 – reconhecimento de campo
Até aquele momento ele só sabia o que tinha ouvido falar. Mas primeiro precisava ver o que tinha que ser feito.
Tudo em silêncio porque temos a tendência de desanimar e questionar.

Neemias tinha convicção, mas ele conhecia o povo e precisava de clareza no projeto a fim de evitar questionamentos.
Quando Deus está no projeto, não há quem me tire do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco: