sábado, 20 de junho de 2009

Sobre o livro do profeta Amós

Panorama histórico:
Após a conquista de Jericó, o povo falhou ao não conquistar toda a terra prometida. Aos poucos, foram se estabelecendo na terra e permitindo que os inimigos convivessem entre eles.
Como não havia rei em Israel, cada um fazia o que era certo aos seus próprios olhos. Inicia-se o ciclo dos juízes, em que o povo constantemente caía em idolatria e demais pecados, só buscando a Deus quando perecia nas mãos dos inimigos.
Até que um dia, o sacerdote da época tem seus filhos roubando a carne que era para ser oferecida a Deus, e se entregam à prostituição. Nasce, nesse tempo, o profeta Samuel, dedicado desde o ventre da mãe, para o serviço do Senhor.
Com o passar do tempo, Israel decidiu não mais estar debaixo do reinado do Senhor. Pedem, então, um rei. Deus manda Samuel ungir a Saul.
Saul comete dois grandes erros: primeiro oferece um sacrifício que era somente para o sacerdote oferecer – isso porque não quis esperar pelo profeta, não obedeceu. O segundo erro foi não ter destruído os animais dos amalequitas e nem o próprio rei Agague, de Amaleque. Saul não obedeceu com a desculpa de sacrificar ao Senhor.
Deus, então, decide ungir a Davi, homem segundo o coração de Deus, que reina durante 40 anos sobre Israel, conquistando a maior parte do território de Israel que ainda não tinha sido conquistada na época.
Salomão sucede a Davi no trono. Ele quebra todas as diretrizes dadas aos reis em Deuteronômio 17, porém seu grande problema foi ter entregue seu coração a 700 princesas e mais 300 concubinas estrangeiras, adoradoras de deuses diversos – o que o levou à idolatria. Por Salomão ter dividido o coração, Deus dividiu o reino de Israel em duas partes: 10 tribos do norte, chamada Israel, cuja capital era Samaria, e 2 tribos no sul, chamada Judá, cuja capital era Jerusalém – esta última governada pela dinastia de Davi.
Das dinastias reinantes, nenhum rei do norte foi fiel a Deus, a despeito dos constantes avisos dos profetas enviados a eles. Oséias e Amós foram profetas enviados ao reino do norte, Israel.

Amós:
Amós nasceu em Tecoa, no reino do sul, Judá, mas foi enviado para pregar ao reino do norte, Israel.
Ou ele estava no portão da cidade ou em frente ao palácio – sempre num lugar onde pudesse chamar a atenção.
1:3,6,9,11, 13; 2:1 – aqui Amós está falando de juízo contra os inimigos do povo de Deus, contra nações que estavam lutando contra Israel.
Israel via O DIA DO SENHOR como o dia em que Israel seria estabelecido com privilégio sobre as outras nações e veria seus inimigos destruídos.
2:4 – pegou nos irmãos do sul, que também não tinha muita simpatia com eles.
2:6 – o julgamento chegou para Israel.
1.3 Por três transgressões [...] quatro. Pelos seus muitos pecados, especialmente o aqui citado; v. tb. v. 6,9,11,13; 2.1,4,6. Quanto a expressões numéricas semelhantes, v. Pv 6.16; 30.15,18,21,29; Mq 5.5. Damasco. Capital do estado sírio diretamente ao norte de Israel, inimigo constante na época. O crime dele foi de desumanidade contra o povo conquistado de Gileade, território de Israel a leste da Galiléia. trilhou [...] trilhos. As espigas de grãos eram debulhadas passando-se um trenó munido de dentes cortantes por cima dos grãos ceifados (cf. Jó 41.30; Is 28.27; 41.15; v. 2Rs 13.7 e nota em Rt 1.22).
Amós 2:6-8 – 7 é a soma de 3 e 4, mostra que a medida do pecado do povo estava completa. Deus tinha sido tolerante por um bom tempo, mas agora o cálice da ira do Senhor estava por se derramar sobre Israel. Gênesis 15:16 – a última é a gota d’agua para Deus.
Amós 1:3 – agiram brutalmente
1:6 – outra transgressão de outro povo
E assim por diante, até chegar em Israel, com a medida completa da iniquidade.
3:1 e 2 – “vocês estão alegres porque punirei os outros povos pela maldade que fizeram, mas nunca fechei uma aliança com eles – na verdade, não deveria nem cobrar isso deles, porque não me conhecem. Vocês fazem a mesma coisa que essas nações, mas vocês têm aliança comigo, me conhecem, vivem dentro do meu Reino mas não vivem de acordo com minhas leis. Preciso disciplinar vocês porque com vocês fechei uma aliança.”
E Deus vai citando os mesmos pecados que condenou nas outras nações agora contra Israel.
“Vocês são meu povo. Vocês tinham que viver de uma forma referencial para outras nações. Vocês negam o Deus que os escolheu.”
Deus não tem dois pesos e duas medidas. Ele é justo, e Sua justiça O leva a disciplinar Seu povo.
5:18-20 – O DIA DO SENHOR
“Vocês não têm como escapar do Dia do Senhor. Não tem para onde fugir.” Conferir Salmo 139 – não tem como o povo de Deus se esconder do próprio Deus. A única saída é se voltar para Deus.

Acusações contra Israel:
· Área social: injustiça, perversão, extorsão do pobre, do órfão, da viúva e do estrangeiro,
· Área espiritual: profanação no Templo, mente dividida no culto a Deus, postura errada diante de Deus

As pessoas que possuem uma proteção e cuidado especial da Lei de Deus são os órfãos, as viúvas e os estrangeiros.
O povo estava tranqüilo porque havia uma segurança da sua eleição como povo de Deus – isso deixava um sentimento de que poderiam fazer o que quisessem. Eles se tornaram indiferentes com as coisas de Deus, depois partem para a idolatria e depois esquecem completamente do Senhor.
Deus sempre foi muito claro desde Deuteronômio: quem está fora do padrão está fora da bênção de Deus. Existe uma forma de conviver com Deus e viver dentro de Seus princípios a fim de experimentar o melhor de Deus – caso contrário iremos experimentar o pior do mundo.
Onde Deus não reina, o mal se estabelece.
Precisamos ter atenção com relação à minha salvação. Deus nos avisa claramente para não nos acomodarmos nessa certeza da salvação. A salvação é apenas o começo. Precisamos desenvolver a nossa salvação.
Deus é extremamente misericordioso. É uma questão do que você faz a partir do momento em que foi salvo, como você age.
Pelo fato de Israel estar vivendo em tão grande comodismo, Amós tem que trazer a mensagem de forma muito incisiva, forte.
Existem grandes conseqüências de negligenciarmos Deus. Principalmente porque Deus mostra Seu grande amor quando o povo comete seus maiores desvios.
4:1
5:10, 11
6:12 - Transformaram a justiça de Deus em algo amargo, os princípios de Deus em algo intragável.
7:10-14 – “Eu não sou... eu não sou... eu não sou... MAS o Senhor... o Senhor... o Senhor...” O mérito da mensagem não era de Amós, mas do Senhor. Deus deu-lhe 5 visões, e em duas delas Amós ainda intercede pelo povo.
Frutos de verão e fim são duas palavras idênticas no hebraico - é uma visão audiovisual.
3:1-8 – Amós não poderia deixar de falar o que Deus lhe tinha mostrado. Quando Deus vai fazer algo maior, revela com antecedência. Essa mensagem é atual. Não podemos nos acomodar. É tempo de buscarmos a Deus, é tempo de trabalho, de mudarmos atitudes. Chega de deixarmos que os outros façam.
Uma das revelações de nossos dias é: pessoas que não temem a Deus morrerão em pleno culto.
8:4-6
O povo não conseguem ver o sábado passar para chegar na segunda e ganhar mais dinheiro – perderam completamente o referencial.
Amós 2:8
Salmo 100 – referência de culto a Deus.
Amós 4:4 – Gilgal e Betel eram locais de adoração a Deus, locais de culto. O culto estava totalmente deturpado. As pessoas iam para o culto para fazer churrasco, banquetes para si mesmos. Os sacrifícios eram para o churrasco. O que pertencia a Deus eles usavam para seu próprio deleite.
O culto e o louvor a Deus não é para nos agradar, mas é para agradar a Deus.
Israel tinha uma postura do culto que estava arrancando o Deus do culto.
Deus não blefa. Ele mostra a conseqüência das nossas atitudes e espera que mudemos de postura antes que seja o dia do Senhor.
9:11-15 – outra perspectiva – existe um consolo, mas não um final feliz. Deus não abriu mão do Seu povo, mas não consegue conviver com a indiferença de Seu povo, um povo que simplesmente desconsiderou, desprezou a Deus.
Existe alguma área em que estou sendo leviano com as coisas do Senhor?
Existe alguma área em que estou fazendo prevalecer o meu propósito e a minha vontade e não a vontade de Deus?
Não fomos feitos nem para o exílio, nem para o inferno, mas para não irmos para lá precisamos viver segundo os princípios da Palavra de Deus.
Oséias prega que o povo perdeu seu relacionamento com Deus, por isso estava em pecado.
Volte para Deus e você conseguirá viver em santidade.
Amós 5:4 – “Mudem a postura de vocês e vivam.”

2 comentários:

Compartilhe conosco: