terça-feira, 16 de junho de 2009

Resumo do Livro de Neemias

Autor: Esdras, usando as memórias de Neemias, apesar de usar a 1ª pessoa as vezes.
Data em que foi escrito: 430-425 a C.
Data dos acontecimentos descritos no livro: 538-430 a C.
445 a.C. – Neemias reconstrói os muros em volta de Jerusalém
Proteção física (Neemias 1-7)
Como principal assistente administrativo do rei Ciro, Neemias tinha considerável poder político. Ele era poderoso e influente. Quando soube que a reconstrução de Jerusalém tinha fracassado, colocou em risco a sua própria reputação e seu confortável estilo de vida ao perguntar ao rei se poderia ir a Jerusalém ajudar seu povo.
O rei não apenas enviou Neemias a Jerusalém, como também o abençoou. Veja como a honestidade e a integridade compensam, especialmente quando você está submetido a uma autoridade pagã (que não adora Deus).
Ao chegar a Jerusalém, Neemias determinou que o muro em volta da cidade fosse reconstruído, a fim de proteger os judeus das influências e ataques de seus vizinhos pagãos. Neemias reuniu todos os cidadãos de Jerusalém para participarem da reconstrução do muro. Eles completaram o trabalho em apenas 52 dias!
O que Neemias e o povo construíram não foi uma simples cerca. A cidade de Jerusalém media cerca de 1.600 m². Quando finalmente o muro foi construído, era muito alto e tinha cerca de 8,22 m de largura. Ele serviria como protecção contra invasores e para o patrulhamento de segurança andar a cavalo sobre ele.
Proteção espiritual (Neemias 8-13)
Com a reconstrução dos muros que circundavam a cidade, os judeus foram capazes novamente de adorar a Deus como deviam. Houve um grande avivamento na cidade. Esdras leu as Escrituras para todo o povo, que fez então uma aliança com Deus para obedecer-lhe e fugir do pecado.
Cronologicamente, Neemias é o último livro do Antigo Testamento. Sua história termina, aproximadamente, no ano 425 a.C.
Característica principal na vida de Neemias – Neemias 6:3

76 comentários:

  1. gostaria que vcs soubesem que neemias era copeiro do rei,e não assistente administrativo como vc o colocaram;leia em neemias cap1,ves11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BEATRIZ VITORIA DE JUSCIMEIRA-MT è UMA PROFISSIONAL DO SEXO,LIGUEM PARA ESSE NUMERO 96826917

      Excluir
    2. é msm Neemias era copeiro

      Excluir
  2. que absurdo esse comentario

    ResponderExcluir
  3. Neemias não era copeiro do rei Artarxerxes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele era copeiro do Rei Atarxerxes; De acordo com as Sagradas Escrituras .

      Excluir
  4. copeiro ou assistente adm. , a nomenclatura que se usar, apesar de ser esclarecedora, não é mais importante do que o estudo quis transmitir e com louvor conseguiu.

    ResponderExcluir
  5. POR FAVOR SENHORES , TENHÃO CUIDADO AO FALAR
    SOBRE A BIBLIA. É A PALAVRA DE DEUS. O QUE ESTA
    ESCRITO É QUE ELE ERA COPEIRO.
    COPEIRO É QUEM SERVE A MESA , ADMINISTRATIVO SERVE NOS TRABALHOS PRICIPALMENTE ESCRITOS.
    QUE O HOMEM NÃO MUDE O QUE ESTA ESCRITO NA BIBLIA.

    ResponderExcluir
  6. A Bíblia é o melhor livro para ser lido, esclarece tudo! É bem melhor repetir o que ela diz! Por favor, não entremos em discussão, mas tenhamos um espírito manso e de contribuição. Creio ser esta a intenção do coração dos irmãos aqui. Gostei muito do estudo, temos muito a aprender com Neemias.

    ResponderExcluir
  7. Neemias era sim copeiro do rei, mas gozava de grande confiança do mesmo pois ser copeiro significava que o rei confiava a Neemias sua segurança pessoal no que diz respeito a algum possível envenenamento através da bebida. Como tinha tal confiança da parte do rei é de se presumir mas apenas isto presumir, que o rei poderia partilhar com ele algum conselho admistrativo.

    ResponderExcluir
  8. Verdade !
    Neemias não era Assistente Administrativo, ela era Copeiro.. Uma coisa não tem nada a ver com a outra .

    ResponderExcluir
  9. Ao invés de ficarem perdendo tempo discutindo a Biblia, vão pregar ela para os povos que ainda não conhecem, com isso a vontade de Deus será feita!!1!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tEMOS Q PREGAR SIM ESSA PALAVRA....
      MAS NÃO ESTAMOS DESCULTINDO ATOA NÃO ESTAMOS CORIGINDO O ERRO SE VC ACHA ISSO PEGUE E VA PREGAR ENTÃO ..
      EU EM

      Excluir
    2. se estão corrigindo, não precisam postar mais de 30 comentarios dizendo atoa a mesma coisa, basta apenas um comentario, o outro dorgado ali falano q eh um absurdo contrariar a bibila, um noiado da vida, errar é humano então se vcs são perfeitos sumam daqui da terra , pois aqui é lugar para humanos














      Excluir
  10. que péssimo testemunho...com estes comentários ridículos.

    ResponderExcluir
  11. Acho Que deviam estudar mais a biblia e pesquisar na internet algo que esclare e coloque aki para ele ver que nao se brinca coma Biblia, Pois é A palavra de Deus,

    ResponderExcluir
  12. Se ele erra copeiro ou assistente não me importa o que importa e que ele com a ajuda também do rei, refez o muro de Jerusalém.
    Copeiro não e so o que serve e tipo um ordenança ele assiste em tudo o rei desde o levantar ate o dormir. e um assistente sim.
    Para um copeiro ate que ele ,tinha um pouquinho de moral não e .............
    Da um tempo seu bobo Crentao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esas pessoas que na sequem o caminho de Deus vao tudo para o inferno

      Excluir
  13. Amados se vcs prestarem atenção nesse livro Deus é o recontrutor de tudo que estava perdido então fiquem na paz do senhor Jesus amém.

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE....OUVI TUDO E RETENDE O BEM...DISCUTIR É FEIO...O CORRETO É FICAR COM A PARTE QUE VC ACHOU EDIFICANTE.....

    ResponderExcluir
  15. Rei ciro? não é isso que diz a biblia.

    ResponderExcluir
  16. realmente ele era copeiro e do Rei Artaxerxes I, e chegou a governador de Judá

    ResponderExcluir
  17. a tudo bem era copeiro mas, o importante é que a história foi contada, é só tomar mais cuidao ok
    bjosss

    ResponderExcluir
  18. VÃO SE FODER CRENTES SAFADOS

    ResponderExcluir
  19. O importante de tudo é que o evangelho do reino seja pregado a todos essa é nossa missão, então ao invés de discutir, vão pregar as boas novas do reino de Deus, fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  20. o importante é que o nome do Senhor seja exaltado, e como resultado o crescimento do reino de Deus, através de vidas sendo salvas.

    ResponderExcluir
  21. o diabo é sujo mesmo...futriqueiro...não deixe que ele te use...damos aquilo que temos... o x da questão é outro...

    ResponderExcluir
  22. quando falamos em administrar,falamos que alguem esá fazendo algo não interessa o que seja,o copeiro não deixa de ser um administrdor ou administrador é só aquele que exerce a funçõ dos negócios financeiros?C

    ResponderExcluir
  23. DEUS NÃO GOSTA DE PICUINHAS. Se vc é de Deus pre por aqui.Amém?

    ResponderExcluir
  24. SE TODOS ESSES COMENTÁRIOS FOSSE PARA O REINO DE DEUS, AS IGREJAS E NOS CRISTÃO SERIAMOS DIFERENTES.SE TUDO ISSO FOSSE PARA EVANGELIZAR OU GANHAR ALGUMA ALMA VALERIA MAIS, TEMOS E QUE FAZER A VONTADE DE DEUS E OUVIR SEU CHAMADO PARA NOS. COMO NEEMIAS FEZ. FAÇO ALGO PARA O SENHOR

    ResponderExcluir
  25. Meu irmão, eu até concordo que ele seria um Homem de confiança do Rei, pois ele tinha acesso frequente ao rei e era responsável por não deixar que rei bebesse vinho envenenado, pois bíblia diz que ele tomou do vinho antes de dar ao rei. Por isso ele era de confiança, pois a vida do rei estava nas mãos dele. Mas dizer que ele cuidava da parte administrativa ja é de mais. ensine o que a bíblia ensina e não o que vc acha.

    ResponderExcluir
  26. olhaem véz de criticarem
    fassam sós essa pessoa coloca estudos CORRETOS para nós e vcs criticam e vc ai q colocou q deveriamos pregar vc mesmo esta na iterent em vés depregandoné e ela está pregando sim

    ResponderExcluir
  27. essa historia de neemias é muito linda entao vcs q nau tem o q fazer se ker saber a verdade laia a biblia

    ResponderExcluir
  28. Que Deus tenha misericórdias de todos que só conseguem enchergar maldade nas pessoas que tentam transmitir as palavras de Deus. Se está escrito na bíblia ai daquele que tirar ou acrescentar alguma palavra. Gente a intenção deles não foi por maldade. Por favor chega de críticas... Amor é o que Jesus quis passar para todos nós. Amemo-nos uns aos outros. Amém? Fiquem na PAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gloria a Deus" até que enfim um comentário de um verdadeiro cristão quisera todos pensassem assim não existiria tanta divisão e facção ms tudo acontece para se cumprir a palavra de Deus que diz: nos últimos dias se apostatarão muitos da FÉ.II TM3:1-9,fiquem na PAZ.

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Só para esclarecer de verdade? Sou Teologo. Vocês sabem o que diz o original Hebraíco? Sabia que existem falhas nas traduções da bíblia? Então vocês que ficam falando besteira e criticando o irmão que escreveu o comentário sobre o livro de Neemias vão primeiro se converter e tomar vergonha na Cara.

    Veja no original se ele era copeiro ou Assistente Administrativo?

    Deus abençoe o irmão pela iniciativa de divulgar a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com suas palavras, tambem sou teologo, mas no texto há falhas porque ele apresentou Neemias como administrativo de Ciro, o que não é verdade, ele era de copeiro do rei artaxexes I, fica na paz!

      Excluir
  31. NO SANGUE DE JESUS HÁ PODER. CUIDADO, POIS OS NÃO-CRENTES ESTÃO DE OLHO PARA PROCURAR BRECHAS. DEUS OS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  32. PESSOAL!!!! DEIXARAM QUE UM ATO DE PARTILHA DA PALAVRA DE DEUS GERASSEM BRIGAS.QUE A MISERICORDIA DE DEUS ESTEJA SOBRE TODOS,POIS Ñ SE DEVE DISCUTIR.SAIBA QUE CADA UM DEUS DÁ UMA INTERPRETAÇÃO,O IRMÃO AI TEVE UMA INTERPRETAÇÃO E ELE POS PALAVRAS CULTAS,E ISSO FOI BOM POIS A PALAVRA TANTO VAI SER LIDA PELOS GRANDES HOMENS COM LINGUAJARES REBUSCADOS COMO POR SIMPLES PESSOAS.O IMPORTANTE FOI ELE TER FALADO DA PALAVRA,AGORA CADA UM PEGUE A SUA PARTE,E SE TIVER ALGO CONTRA VÁ NA BIBLIA E LEIA E VEJA SE ESTÁ DE ACORDO COM TUDO QUE FOI DESCRITO AQUI.TEMOS QUE VERDADEIRAMENTE SER VIGILANTES Ñ COM A ORTOGRAFIA,MAS COM O TUMULTO QUE SE CAUSA.TEMOS QUE TER REVERENCIA!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. LI TODOS COMENTÁRIOS,E ACHEI DE UMA DESELEGANCIA MUITO GRANDE VCS FICAREM CRITICANDO A INICIATIVA DO IRMÃO, SE TODOS FIZESSEMOS ALGO PARECIDO PARA EVANGELIZAR ALGUÉM TALVES, JÁ TERIAMOS PELO MENOS GANHADO NOSSO PAÍS,NA MINHA OPINIÃO COM OS COMENTÁRIOS AQUI FEITO VCS NO MINIMO "DERRUBARAM O MURO CONTRUIDO POR NEEMIAS" SE VCS ESTÃO PREOCUPADOS COM O QUE A BÍBLIA DIZ FAÇAM O QUE ELA MANDA. AMÉM!!! QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS. JÁ QUE VCS GOSTAM DE LER LEIAM (MATEUS 18:7).

    ResponderExcluir
  34. Foi bom ler as mensagens de Deus através do Livro chamado Neemias que alguém, com intenção de transmitir a Palavra de Deus, fez chegar até nós. Que Jesus abençoe aquela vida e possa aperfeiçoa-la de sorte que traga mais e mais mensagens para todos nós. A verdade é que A MENSAGEM FOI TRANSMITIDA.

    ResponderExcluir
  35. meus amados!
    deixamos de lado as picuinhas pq jesus estar as portas...vamos pregar o evangelho em nome de jesus.

    ResponderExcluir
  36. pra quê tud isso não é pessoal?
    Se era copeiro ou assistente administrativo então prove com a bibliografia. Simples! todo bom estudante, ou professor, teólogo, (etc) faria isso. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  37. O resumo está bem feito. Recomendo apenas revisar o tamanho da cidade de Jerusalém: 1.600 m² seria do tamanho de um lote urbano, de 40mx40m.

    ResponderExcluir
  38. é verdade que ele foi um governador

    ResponderExcluir
  39. A história de Neemias em suma está muito bem redigida, mas para muitos criticar e difamar e bem mais fácil que corrigir. Vejamos, Neemias além de ser copeiro real era dotado de confiança de Artaxerxes Longímanus (rei dos persas), e isso facilitou a sua volta a Jerusalém sua cidade natal embora não a conhecesse por ter nascido escravo na Pérsia. O semblante de Neemias mostrou-se abatido, despertando o interesse de Artaxerxes. Então, Neemias descreve a sua preocupação com seus patrícios e seu desejo de ir até Jerusalém para edificar os muros que se encontravam em ruína. Artaxerxes favoreceu-lhe com uma escolta de cavalaria para acompanhá-lo na viagem e deu-lhe carta de representação recomendando-o a vários governadores persas, e nomeou-o governador da Judeia, como Zorobabel havia sido.

    ResponderExcluir
  40. neemias era copeiro do rei Artaxaxes ou de Ciro? Ne 1:11

    ResponderExcluir
  41. Queridos, copeiro do rei é o mais alto cargo em um reinado, é a pessoa de total confiança do rei, ao ponto de esperimentar até mesmo sua comida e bebida antes do próprio rei o fazê-lo. Esse cargo não tem nada haver com opa e cozinha", mesmo porque Napoleão, rainhas e reis da idade média sempre elegiam seu "Copeiro", que poderia exercer qualquer anseio do seu rei, podendo ser administrativo, conselheiro pessoal etc.

    ResponderExcluir
  42. Bem nao devemos acrescentar nem pontos nem virgulas . pos muitos irmaos ainda estao no começo do caminho e tiram liçao de mmuitos site igual a esse, por isso tem que ser bem explicadinho para nao haver engano.

    ResponderExcluir
  43. lindo, lí todo o texto e absorvendo estou o que realmente importa entre eu e Deus, Levi - Curitiba - Paraná.

    ResponderExcluir
  44. carlos alberto 08 de maio 20128 de maio de 2012 às 13:21

    este texto nos mostra que aquele que serve com honestidade e sinceridade aquele que é levantado como altoridade deus esalta e é isto que esta faltanto nos ministerios de DEUS

    ResponderExcluir
  45. muito bom... Neemias foi um verdadeiro homem de Deus enviado para resconstruir nao somente os muros o templo ou a cidade de jerusalem, mas sim para tentar resgatar as almas que estavam se perdendo no pecado pois o povo havia se esquecido das promessas do Senhor, e Neemias com a graça de Deus fez com que o povo voltasse a confiar em Deus e abandonar o pecado atraves da renovação da aliança com Deus

    ResponderExcluir
  46. Copeiro ou assistente, não importa... o importante é que, sendo justo e honesto com patrões que não acreditam em Deus, podem ter certeza que o Senhor Deus te exaltará.

    ResponderExcluir
  47. mais
    importante e a intensao do coracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados, por muito tempo, e ignorantemente, achei que sabia alguma coisa, sobre o que Deus tinha pra mim, a tal ponto de identificar erros nas falas e escritas de outros irmãos. Porém, graças ao Senhor, pude oportunamente, entender que se Deus é por nós, que será contra. Deus me respondeu: "Você meu filho, pois a sua petulância me afasta."
      Por isso, entendamos Deus está atento no que está dentro de cada coração. Raabe, mesmo sendo prostituta, Deus mandou salvar, ela e sua família. Imaginem, se continuarmos amando pouco, como demonstrado no início da discussão, mataríamos Raabe, afinal ela não é(exteriormente) temente a Deus.
      Abraços, e que Deus nos abençoe.

      Excluir
  48. ''Amei o estudo pois foi de grande ajuda !o meu foco é sempre aprender o maxímo possivél dos estudos da Palavrda de DEUS ,por isto é q ñ perco tempo em descutir coisas minímas...''eu quero é rechear meu espiríto e não satisfazer o meu ego'' !!!!!!!- Parabens a os irmãos responsaveis por esta obra ! DEUS os abençoe em nome de JESUS!

    ResponderExcluir
  49. jesus esta as portas se ele pedires hoje a tua alma e ai salvaçao ou perdiçao

    ResponderExcluir
  50. ANGELA QUE DEUS TE ABENÇOE E SEMPRE TE DE DISPOSIÇÃO PARA FALAR DE LINDAS HISTORIAS DA BIBLIA COMO ESSA. VC PERCEBE QUE MUITO FORAM LER A BIBLIA E ISSO É BOM. E NEM SE PREOCUPE COM AS CRITICAS NEGATIVAS, POIS É ASSIM MESMO PARA FAZER À POUCOS MAS PARA CRITICAR...

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. arvore quando da frutos é apedrejada mesmo,continue pregando a palavra,Deus é contigo viu angela,abraços.

    ResponderExcluir
  53. preciso aprender cada dia mas

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco: